quarta-feira, 2 de outubro de 2013

As Panateneias



   AS PANATENEIAS eram as festividades celebradas em honra da deusa Atena. 
    As Pequenas Panateneias realizavam-se em Julho, durante dois dias e tinham um caráter cívico, uma vez que, também davam glória à cidade e uniam o povo ateniense. Na realidade as Panateneias celebram a fundação da cidade e a glória da sua deusa: Atena.
   De 4 em 4 anos eram celebradas as Grandes Panateneias, festividades de  solenidade marcante que contavam com a presença de gente de toda a Grécia.
   Ao longo dos quatro dias que duram as Grandes Panateneias a deusa Atena é honrada com concursos musicais, danças, provas desportivas (nos concursos ginasiais, que comportavam principalmente, corrida de archotes, os atletas vencedores recebiam azeite das oliveiras sagradas de Atena) que culminam num enorme cortejo que, saindo do Bairro "Cerâmico", atravessava o centro de Atenas, para conduzir solenemente à Acrópole o peplo (manto), bordado todos os anos por jovens escolhidas entre as melhores famílias, que se destinava a vestir a deusa Atena. Uma vez chegado, o longo cortejo, à Acrópole, sacrificavam-se, diante do templo de Atena, quatro bois e quatro carneiros, depois no altar em frente do Pártenon, eram degoladas tantas vacas quantas fossem necessárias para alimentar todos os presentes.

Este cortejo foi soberbamente retratado, por Fídias, no friso do Pártenon:
As Tecedeiras do Peplo
Cavaleiros
Oferendas
O Peplo
Deuses assistindo ao cortejo
Sacrifícios
Plantas de Atenas em  http://www.venalmundoclasico.com/cultura_clasica/grecia_atenas/panateneas_1.html

Sem comentários: